As geladeiras e freezers para fazerem o acionamento do motor, geram um pico de consumo de aproximadamente 10 vezes o seu consumo nominal, por isso a necessidade do inversor de ter folga de potência de 10 vezes para que o motor possa ser acionado. Refrigeradores que possuem motores inverter não possuem pico de partida, logo a regra acima citada não se aplica.
Os condicionadores de ar para fazerem o acionamento do motor geram um pico de consumo de aproximadamente 03 vezes o seu consumo nominal, por isso a necessidade do inversor ter folga de potência de 03 vezes para que o motor possa ser acionado. Condicionadores de ar que possuem motores inverter não possuem pico de partida, logo a regra acima citada não se aplica.
Qualquer equipamento elétrico é possível ligar no inversor semi-senoidal, apenas geladeira e ar condicionado quando irão operar por várias horas durante todos os dias, é indicado o uso do inversor senoidal puro.
Outros equipamentos projetados para operar com senoidal puro como geladeiras, freezers, condicionadores de ar, microondas, bombas periféricas, e demais motores induzidos, quando utilizados em períodos longos, é recomendado o uso de inversores senoidal puro.
Esses inversores podem ser aplicados em qualquer equipamento, especialmente aparelhos que possuem transformadores e motores elétricos de indução, que vão operar por longos períodos, exemplos:
Geladeira, ar condicionado, ventiladores, exaustores, bombas periféricas, compressor de ar…
Esses aparelhos quando utilizados por várias horas durante todos os dias, é indicado o uso do inversor senoidal puro.
Onda senoidal pura serve para ligar qualquer equipamento residencial ou industrial dentro da sua potência, ele fornece o mesmo formato de onda que a concessionaria distribui nas casas.
Onda modificada ou semi-senoidal como são chamados, possuem um formato de onda próximo a senoidal puro, mas não idêntica, desta forma, alguns equipamentos que necessitam de onda pura, podem não funcionar corretamente ou não ter o desempenho normal. Para outros equipamentos o inversor de onda semi-senoidal não terá nenhuma diferença nem no funcionamento tão pouco no desempenho, como em TVs, lâmpadas, liquidificadores, batedeiras, fornos elétricos, sanduicheiras, carregadores de celular e notebook, roteadores de internet, furadeiras, motores escovados em geral, etc…
Para geladeiras, freezers, condicionadores de ar, microondas, bombas periféricas, e demais motores induzidos, o inversor de onda semi-senoidal atende, porém como foram projetados para trabalhar com onda senoidal pura, haverá uma perda de energia e essa perda se transforma em calor, o que ocasiona aquecimento no equipamento. Então quando um desses equipamentos for para uso diário e operando várias horas por dia, é recomendado o uso de um inversor senoidal puro.